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ABD - Aprendizagem Baseada em Dilemas

Dilema Resumido:

#015 – A ameaça de Flávio

Julia enfrenta um dilema devastador ao descobrir que seu irmão, Flávio, está usando drogas. Criados em um lar que valoriza a honestidade e o enfrentamento conjunto dos problemas, ela se vê diante de uma escolha terrível após Flávio ameaçá-la para manter seu segredo. Revelar o que sabe poderia salvar Flávio de si mesmo, trazendo-o de volta para o apoio da família. No entanto, a ameaça de violência paira sobre ela, tornando a decisão não apenas uma questão de moral, mas de segurança pessoal. Julia se debate entre o amor fraterno e a responsabilidade ética, entre proteger a si mesma e buscar ajuda para seu irmão.

Dilema Completo:

#015 – A ameaça de Flávio

Em uma casa de família, onde os laços pareciam inquebráveis, Julia se depara com uma realidade sombria que ameaça a harmonia de seu lar. Seu irmão, Flávio, sempre foi visto como o exemplo a ser seguido, um jovem de promessas e sonhos. Contudo, uma noite, ao buscar um livro emprestado em seu quarto, Julia o encontra em um estado vulnerável, consumindo drogas. O choque da descoberta é imediato, e o medo se instala em seu coração.

A educação que receberam pregava a união, a honestidade e o enfrentamento conjunto dos problemas. "Nossa força está na verdade", ecoava a voz de seus pais em sua memória. Mas, ao confrontar Flávio, Julia se vê diante de um ultimato que desafia seus princípios mais profundos. Flávio, com olhos que misturam o desespero com a determinação, suplica por seu silêncio, ameaçando-a de forma velada, caso ela decida compartilhar o que viu. "Se você contar, eu vou me machucar... e a você também."

Julia se encontra em um impasse moral e ético. Revelar o segredo de Flávio poderia significar protegê-lo de si mesmo, trazendo-o de volta à luz, à família que poderia ajudá-lo a encontrar o caminho da recuperação. No entanto, a ameaça de violência, real e palpável, pesa sobre sua decisão. Manter o segredo poderia preservar a paz momentânea de seu lar, mas ao custo de permitir que seu irmão continue em um caminho de autodestruição. A escolha de Julia não é apenas sobre o que é certo ou errado; é uma batalha entre o amor fraterno e a responsabilidade ética, entre o silêncio e a verdade.

Comentários:

O dilema enfrentado por Julia, ao descobrir o uso de drogas por seu irmão Flávio e ser ameaçada por ele para manter o segredo, coloca em destaque a tensão entre a lealdade familiar e a responsabilidade ética. Para explorar essa situação complexa, recorremos à ética da virtude, uma corrente filosófica que enfatiza o caráter e as virtudes como fundamentais para a vida ética, conforme articulado por Aristóteles em sua obra "Ética a Nicômaco".

Ética da Virtude de Aristóteles

Aristóteles argumenta que o objetivo da vida humana é alcançar a eudaimonia, frequentemente traduzida como "felicidade", que é alcançada pela prática de virtudes. As virtudes são qualidades de caráter que permitem a uma pessoa agir de acordo com a razão e alcançar o bem. Neste contexto, Julia enfrenta o desafio de equilibrar virtudes como a coragem, a prudência e a justiça.

1. Coragem: Julia precisa de coragem para enfrentar a situação adversa, reconhecendo o risco envolvido em agir, seja ao revelar o segredo para proteger o irmão, seja ao manter o silêncio para proteger a si mesma.

 2. Prudência: A prudência, ou sabedoria prática, exige que Julia avalie cuidadosamente as consequências de suas ações, buscando a melhor maneira de ajudar seu irmão sem colocar-se em perigo desnecessário.

3. Justiça: A justiça aqui envolve a obrigação de Julia para com seu irmão, sua família e ela mesma. Revelar o segredo pode ser visto como um ato de justiça para com Flávio, buscando o bem maior para ele, mesmo que isso possa causar dor no curto prazo.

Respondendo às Questões:

1. Como a ética da virtude orientaria Julia na decisão entre revelar o segredo de Flávio e manter-se segura?

A ética da virtude orientaria Julia a buscar um equilíbrio entre as virtudes de coragem, para enfrentar a situação; prudência, para avaliar as consequências de suas ações; e justiça, para agir de maneira que promova o bem maior. Isso pode significar encontrar uma forma de buscar ajuda para Flávio sem colocar-se em risco imediato, talvez confiando em um membro da família ou um profissional de saúde mental que possa intervir de forma segura.

2. Qual virtude é mais desafiadora para Julia aplicar em sua situação e por quê?

A virtude mais desafiadora para Julia pode ser a prudência, pois ela precisa avaliar cuidadosamente as consequências potencialmente graves de qualquer ação que escolher tomar. A complexidade da situação exige que ela pese o amor fraterno e a lealdade contra a responsabilidade ética de agir pelo bem-estar de Flávio, tudo isso enquanto considera sua própria segurança.

3. De que maneira a ética da virtude ajuda a resolver dilemas morais complexos como o de Julia?

A ética da virtude ajuda a resolver dilemas morais complexos ao focar no caráter e nas virtudes necessárias para viver uma vida boa. Em vez de aplicar regras rígidas, incentiva uma reflexão profunda sobre como viver virtuosamente em situações difíceis. Isso permite que indivíduos como Julia façam escolhas que estejam alinhadas com o desenvolvimento do caráter e a busca do bem maior, considerando as circunstâncias particulares de sua situação.

Referências Bibliográficas:

  • Aristóteles. "Ética a Nicômaco". Tradução de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim da versão inglesa de W.D. Ross. Porto Alegre: Globo, 1967.

  • Hursthouse, Rosalind. "On Virtue Ethics". Oxford University Press, 1999.

  • Annas, Julia. "The Morality of Happiness". Oxford University Press, 1993.

 

A análise do dilema de Julia através da ética da virtude de Aristóteles oferece uma perspectiva rica que valoriza o caráter e as virtudes como essenciais para a tomada de decisões éticas. Ao equilibrar coragem, prudência e justiça, Julia pode navegar pelo seu dilema de uma maneira que promova o bem-estar de seu irmão, mantenha a integridade de sua própria moralidade e contribua para o florescimento de todos os envolvidos.

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