Até onde vai o papel do Líder?


Se você digitar: “Conceito de Liderança” (entre aspas) no Google, aparecerão cerca de 4.300.000 links. Há definições para todos os gostos. Algumas mais acadêmicas, outras mais organizacionais e assim vai. Para entender o conceito de liderança, partimos do conceito de líder, onde temos:

a) Líder: 1. Pessoa que exerce influência sobre o comportamento, pensamento ou opinião dos outros; 2. Pessoa ou entidade que lidera ou dirige; 3. Chefe de um partido ou movimento político; 4. Que ou o que lidera determinado setor de atividade ou uma competição. (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)


b) Líder: 1. Pessoa com poder de decidir, de se fazer obedecer; 2. Pessoa com capacidade de influenciar nas ideias e ações de outras pessoas; 3. País, Estado ou grupo que apresenta superioridade nas áreas política, econômica, social e cultural; 4. Representante de um partido político; 5. Pessoa que comanda qualquer movimento popular; 6. Membro representativo de uma bancada parlamentar numa assembleia. 7. Pessoa, equipe ou time que ocupa a primeira posição num campeonato. (Dicionário Michaelis)


Já liderança, encontramos algumas definições como:

c) Liderança: Comando, direção, hegemonia. (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)


d) Liderança: 1. Função de líder; 2. Que revela autoridade; 3. Pessoa com espírito de ascendência. (Dicionário Michaelis)


Alguns autores da área definem liderança como:

1) Liderança é o comportamento de um indivíduo quando está dirigindo as atividades de um grupo em direção a um objetivo comum. (Hemphill & Coons, 1957, p. 7)


2) Liderança é um tipo especial de relacionamento de poder caracterizado pela percepção dos membros do grupo no sentido de prescrever padrões de comportamento na posição daquele que dirige no que diz respeito à sua atividade na qualidade de membro do grupo. (Janda, 1960, p. 35)


3) Liderança é uma influência pessoal exercida em uma situação e dirigida através do processo de comunicação, no sentido de alcançar um objetivo específico. (Tannenbaum,Weschler & Massarik, 1961, p. 24)


4) Liderança é uma interação entre pessoas na qual uma apresenta informação de um tipo e de tal maneira que os outros se tomam convencidos de que seus resultados serão melhorados caso se comporte da maneira sugerida ou desejada. (Jacobs, 1970, p. 32)


5) Liderança é o início e a manutenção da estrutura em termos de expectativa e integração. (Stogdill, 1974, p. 411)


6) Liderança é o incremento da influência sobre e acima de uma submissão mecânica com as diretrizes rotineiras da organização. (Katz & Kahn, 1978, p. 528)


7) Liderança é o processo de influenciar as atividades de um grupo organizado na direção de realização de um objetivo. (Rouch & Behling, 1984, p. 46)


Como um conceito geral e simplificado, podemos concluir que Liderança é o processo de conduzir pessoas que gerem resultados. É a habilidade de motivar, influenciar e inspirar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente para alcançarem os objetivos de uma equipe e da organização.


Embora essas definições tentam estabelecer limites acadêmicos, na prática, alguns “gurus” de gestão procuram detalhar o papel do líder e a função da liderança, categorizando como: Contexto: liderança organizacional, liderança espiritual, liderança política entre outras; Tipo: liderança autocrática, democrática e sociocrática; Estilo: Liderança transacional, Liderança Laissez-Faire, Liderança carismática, Liderança estratégica entre outras.

Pois é, para existir 4.300.000 links sobre liderança é necessário muita criatividade desses “gurus” em criar categorias e subcategorias de modo infinito.

Para mim, o Líder deve ter competência técnica, ser ético e agir moralmente.

Mas a pergunta central é: Até onde vai o papel do Líder?


Será que um Líder de uma organização deveria continuar sendo líder em outros contextos? Comunitário, Espiritual, Político, Social etc., procurando com isso ser colaborativo e ajudar esses outros contextos se desenvolverem? Será que a organização do líder incentivaria o mesmo a exercer a liderança nos outros contextos, liberando a sua agenda? Será que um excelente líder organizacional seria também um excelente líder em outros contextos?


Todas essas questões é que queremos abordar no evento temático da VOXEventos que acontecerá agora no segundo semestre de 2022, denominado VOXLíder.


São palestras de até 20 minutos, estilo TEDx, que serão proferidas por pessoas que conseguem responder a questão: “Até onde vai o papel do Líder?”. O evento será virtual e contará com 12 participantes e acontecerá em data a ser definida na plataforma do Youtube.


Neste momento de planejamento do evento, estão abertas as inscrições para palestrantes, voluntários e patrocinadores/apoiadores. Visite o site da VOXEventos: https://voxeventos.com.br e saiba mais.

0 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo