Em abril passado me tornei doador de órgãos de “papel passado”. Sempre fui doador. Mas aquele doador de “boca”. Aviso a toda hora minha família. Tipo assim: “se eu morrer e puder doar tudo o que for possível de órgãos, por favor autorizem”. Mas sabem como é, né? A burocracia e a lembrança que eu falei isso, por vezes, passa batido na hora H. Faço isso por convicção de que essa atitude é o nosso melhor legado.
A doação de órgãos é um dos atos mais nobres que podemos realizar em vida. Trata-se de uma decisão que transcende a individualidade e se alinha profundamente com o bem comum, refletindo a essência do que é a ética: um compromisso universal com a vida e o bem-estar do outro.
No Brasil, esse ato humano acaba de se tornar ainda mais acessível. Com a regulamentação do sistema de
Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), desenvolvido pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) e regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), manifestar a vontade de ser um doador de órgãos ficou mais fácil, rápido e seguro. Agora, qualquer cidadão pode formalizar essa decisão de forma digital em qualquer um dos 8.344 Cartórios de Notas do país.
Através do site www.aedo.org.br, é possível preencher um formulário e, em seguida, agendar uma sessão de videoconferência com um tabelião para validar a sua vontade. Todo o processo é gratuito e garante que sua decisão estará disponível para consulta pelos responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde.
É fundamental comunicar essa decisão à sua família e amigos. No Brasil, a doação de órgãos exige o consentimento familiar, o que faz dessa conversa um passo crucial para salvar vidas.
Eu encorajo todos a refletirem sobre a doação de órgãos. Sua decisão pode ser a diferença entre a vida e a morte para alguém. Doe órgãos, seja vida na vida de alguém.
Xiko Acis | Provocador
xk@xikocis.com.br
+55 11 96466-0184
Newsletter #104
Toda semana publicarei um texto sobre Ética e Moral aplicadas a organização. Assine a newsletter para receber as informações. Você também pode ver esse e outros artigos no meu site. Se inscreva também no Canal do YouTube para ouvir o EtiCast e conhecer a ABD - Aprendizagem Baseada em Dilemas. Obrigado!
Comments