top of page

Postura Ética. É o que temos para hoje!


Moral

Antes de falar sobre ética, gostaria de colocar algumas linhas sobre a definição contemporânea de moral.


Para os filósofos especialista em Ética e Moral, a moral trata das ações relacionadas ao que é certo ou errado. Tem a ver com as regras e combinados que uma determinada comunidade ou sociedade faz, para estabelecer limites razoáveis de convivência.


A moral é sempre temporal e cultural. Ela é impositiva, está na esfera da obrigação e determina as regras gerais. Ela é a ação humana e sua conduta. Ela busca o cumprimento das normas. É regimentada, singular e, invariavelmente, jurídica.


A moralidade submete todos, daquela comunidade ou sociedade, a um conjunto de regras que se sobrepõem. Por isso a dificuldade do agir moral de forma imperativa.


Por exemplo: Você é uma executiva de uma grande empresa, formada em direito, sócia de um clube onde faz sua ginástica do dia a dia, mora em um condomínio, é católica, mãe de dois filhos que estudam em uma escola legal, e que estudam também em uma escola de música.

Por ser tudo isso você, para agir moralmente, deve obedecer, no mínimo, 14 códigos morais, a saber:

  1. O primeiro código moral é a constituição brasileira, ou seja, nossas leis. Ainda temos as leis estaduais e municipais que você também deve obediência;

  2. Como executiva da empresa, você deve cumprir o código de conduta desta empresa, além dos demais manuais anticorrupção, LGPD, Compliance etc.;

  3. Você, como advogada, também deve obedecer o código de conduta da OAB, Organização dos Advogados do Brasil;

  4. O clube do qual você é sócia, também tem seu código moral que você deve cumprir. No seu condomínio também existe o código moral estabelecido. Na sua igreja, a bíblia é o código moral que você deve obediência;

  5. As escolas dos seus filhos, tanto a de ensino normal como a de música, também têm seus códigos morais que devem ser cumpridos.

Os Códigos Morais estão por toda parte e estamos sujeitos a eles. Seja dentro do nosso país como quando viajamos para o exterior. A não obediência deliberada de algum código, pode levar a punições brandas, severas, divinas etc.

A moralidade, contemporânea, trata dessas ações e nada mais.
Ética

A Ética trata do bem comum com viés universal. É a nossa capacidade de emitir juízos de valores para temas que são universais e não locais.

A ética é sempre é permanente. Ela é positiva, está na esfera da liberdade e determina a conduta de como cumprimos as regras gerais. Ela é a teoria e reflexão. Ela busca o bem comum. É fundamentada, plural e, invariavelmente, busca a justiça.

Na verdade, ninguém consegue ser ético todo o tempo e o tempo todo. É muito difícil e estressante quando vivemos em uma sociedade que age a todo tempo de forma antiética.

O que podemos e devemos ter, é uma Postura Ética perante a vida. Essa postura é assumida quando você decide usar a reflexão ética para emitir juízos de valores, e percebe que você consegue ser: imparcial, equânime e justo.


Mas, o que é a Postura Ética?

Do latim positūra, a postura é a posição ou atitude que alguém adota em determinado momento ou em relação a algum assunto. No sentido físico, a postura diz respeito às posições das articulações e à correlação entre as extremidades (os membros) e o tronco.


Da mesma forma que uma má postura física pode afetar várias partes do seu corpo, uma Postura Ética enviesada, pode interferir no seu juízo de valor.


Assim, meu conceito de Postura Ética é: “um exame permanente das minhas ações e condutas com outro, em relação a fazer ou deixar de fazer o bem e o mal”.


Sabe aquela hora que você está só no banho ou na hora que vai dormir, e pensa: “hoje, eu mais contribui para melhorar o mundo, ou não fiz nada?”.


Essa Reflexão Ética, de forma constante e crítica, com o tempo te leva a assumir uma Postura Ética perante a vida. A partir disso, tudo muda em seu entorno.

De tanto pesquisar os filósofos e a filosofia ética e moral, percebi que existem quatro iniciativas que, em conjunto, te levam a assumir essa Postura Ética tão desejada. São elas:


  • Construir Repertório: A formação técnica estruturada específica e abrangente é fundamental, porém outros saberes são muito importantes: filosofia, artes, antropologia, história, sociologia, biologia, psicologia, neurociências, etc. Entender que a ignorância é a raiz de todos os problemas é o que te motiva para entrar em movimento em busca do conhecimento.

  • Visão Enxadrista: O melhor enxadrista é aquele que consegue ver mais jogadas a frente. Pois bem, essa habilidade pode ser desenvolvida quando melhoramos o nosso repertório. Passamos a ter uma reflexão melhor sobre os fatos, entendê-los de forma lógica. Começamos a buscar a simbiose, o planejamento, a inovação, a criatividade e a consiliência. Sabemos que não há verdades absolutas, por isso necessitamos olhar o futuro e enxergar as possibilidades que queremos construir.

  • Agenda Ética: De que serve ter um bom repertório e uma visão enxadrista se não criarmos uma agenda ética para utilizar esses recursos que desenvolvemos? Nossos pais nunca fizeram uma reunião de família para discutir ética. Na escola, não tivemos a ética como base dos estudos. Na empresa é muito difícil marcar uma reunião com regularidade sobre ética. Então, se não aprendemos ética na família, se não aprendemos ética na escola, se não aprendemos ética no trabalho, como sabemos o que é ética? Criar uma agenda ética é dar importância para as condutas, para os valores, para o legado que vamos deixar e inspirar pessoas a fazerem o bem. Sabemos que em cada escolha há uma renúncia, por isso precisamos nos conectar com nossa essência e existência.

  • Praticar Generosidade: Ser generoso é colocar o nosso repertório, visão enxadrista e ética em ação. A generosidade é fundamental para olharmos a sustentabilidade, a responsabilidade social, para a noção de pertencimento, para o altruísmo, alteridade e filantropia. Pessoas generosas produzem mais e melhores resultados para todos. Ser generoso é falar não para a "Síndrome do Predador" que nos leva a pensar que matando um leão por dia vamos construir algo edificante. Quem é generoso tem histórias para contar. Quem não é, só tem discurso.

Quando você pratica essas quatro iniciativas, em conjunto, elas te levam a ver o mundo com mais aflição, mais angústia e mais tristeza. Te deixará incomodado a tal ponto que você começara a assumir uma Postura Ética para valer na sua forma de viver.


Ter uma Postura Ética perante a vida, não é fácil, nunca foi e nunca será. Exigirá de você resiliência absurda, muitos estudos, reflexões e muitas noites de insônia. Em algum momento você estará seriamente inclinado a desistir. Perder as esperanças nas pessoas. Não será uma jornada fácil. Mas algo acontecerá que te fará continuar.


A Postura Ética te dará esperança de que, você, eu e alguns semelhantes a nós poderemos fazer a diferença real na vida de muitos, de forma discreta, com frequência e constância e, principalmente, com resultados efetivos.


Da próxima vez que você ouvir alguém dizer que é ético. Pense em tudo isso.

9 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page