Reputação é uma avaliação social do público em relação a uma pessoa, um grupo de pessoas ou uma organização. Constitui-se num importante fator em muitos campos, tais como negócios, comunidades reais e virtuais ou status social.
A reputação também é conhecida como um mecanismo de controle social, espontâneo e altamente eficiente em sociedades naturais. É objeto de estudo em ciências sociais, administração, tecnologia e filosofia. Sua influência vai de ambientes competitivos, tais como empresas, organizações, instituições e comunidades até uma avaliação individual de uma pessoa em específico.
Podemos definir elementos de uma reputação no contexto empresarial como promessa e entrega. Imagem é o que a empresa promete na comunicação com seu público. Reputação, é o que a empresa realmente entrega para esse público. Se existe uma diferença negativa entre promessa e entrega, a reputação da empresa e abalada. O contrário também. Se existe uma diferença positiva entre promessa e entrega a reputação é enaltecida.
No contexto pessoal, a maioria das pessoas quer ser reconhecida por sua boa reputação. Um líder bom, uma vendedora excepcional, uma gerente generosa e assim por diante. O juízo de valor nesse caso, parece que cai apenas no “fazer” e não no “ser”.
Quando perguntado: Por que não ter uma reputação de “ser” uma pessoa ética? A maioria das pessoas responde que ética vem do berço. Que para ter uma boa reputação pessoal, tem que ter competências acima da média e entregar resultados esperados por outras pessoas.
Eu discordo totalmente dessas premissas!
Primeiro, porque ética não vem de berço algum. O que vem de berço é chupeta, mamadeira e fraldas sujas. Ética se aprende e, infelizmente as famílias, na sua maioria, não sabem explicar. Se não estudar ética e moral de forma estruturada e profunda, não vai aprender nunca. Vai usar os valores familiares, valores religiosos e valores cívicos como régua para “medir” as ações e posturas dos outros. Nesse caso, sua reputação será abalada por falta de consciência e informação sobre os temas. Dizer que você tem uma Postura Ética e uma ação Moral na vida, sem saber explicar esses conceitos, é a mesma coisa dizer que você voa batendo os braços.
Segundo, porque “ter competências acima da média e entregar resultados esperados por outras pessoas” não demonstra, necessariamente, que você tem boa reputação. Você pode entregar os resultados pisando em pessoas, talvez seu chefe e/ou acionista pode achar que sua reputação é excelente, porém as demais pessoas não.
Reputação se constrói e não é do dia para noite. Ela é o acúmulo dos detalhes da sua vida. Ela tem mais relação de como você se comportou diante de um erro do que diante de um acerto.
Num mundo que valoriza mais o predador, a boa reputação está sim ligada as entregas. Só que este mundo não é todo o mundo, ou seja, há seus amigos, família, comunidade etc. Esses outros e mais importantes na sua vida valorizam se você é ético ou não. Se é confiável ou não. Se é justo ou não. Se é generoso ou não.
O que adianta você entregar um resultado excelente no contexto empresarial, que foi conseguido com atitudes duvidosas e antiéticas e que no fundo você não pode contar para sua família?
Você pode até pensar que, com o bônus que você conseguiu na empresa, por entregar esses resultados, fará uma viagem inesquecível com a família e a vida seguirá. Que sempre te acharão “o cara”. Que sua reputação será ilibada. Ledo engano. Você enganará todos menos você. Um dia a casa vai cair com você dentro e será tarde demais.
Já pensou nisso? Então agora pense em quantas pessoas que você considera que tem boa reputação, tem uma reputação ética?
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